FAQ

Nota SAT não enviada, Cód. Retorno 06098. O que fazer?

Pergunta

Sistema não está emitindo cupons fiscais pelo SAT. O que fazer?

Resposta

Este é um erro genérico emitido pelo SAT quando acontece um erro não tratado.

Quando isto ocorre, recomendamos que você veja o último XML emitido pelo SAT e verifique se está válido. Veja este artigo para verificação do XML.

Se o arquivo estiver válido, significa que não há falhas no sistema. Neste caso, provavelmente o problema está no aparelho SAT.

*Desta forma, você deve entrar no aplicativo do SAT e efetuar as verificações e mensagens que o aplicativo dele exibir.

Muitas vezes o que acontece é que o SAT fica com status em processamento. Quanto acontecer este caso, o que pode resolver o problema é:

  • Desligar o SAT da tomada e aguardar 2 min;

  • Religar o SAT;

  • Aguardar a sua inicialização.

Se tudo der certo os cupons na fila já serão impressos automaticamente.

Caso essa forma não resolva o problema, existe uma segunda forma que é:

  • Desligar o SAT;

  • Desligar o computador onde o SAT está ligado e aguardar 2 min;

  • Religar o SAT;

  • Somente depois religar o computador.

Se tudo der certo os cupons na fila já serão impressos automaticamente.


*Cada SAT tem o aplicativo de instalação e configuração que é diferente para cada fabricante. Se tiver dúvidas, verifique com o pessoal da loja a marca do SAT para procurar o aplicativo instalado no terminal onde ele estiver plugado.